quarta-feira, 28 de novembro de 2012

2º ANO


NUTRIÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA

53 comentários:

  1. A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada.

    Qualquer pessoa pode praticar exercício físico, não importando a idade, é preciso cuidar com a escolha da atividade e a freqüência a ser praticada, pois, cada pessoa apresenta seu próprio ritmo e isso deve ser respeitado.

    Jackson Rodrigues da silva 2º B

    ResponderExcluir
  2. Rogerio lima 2º B

    Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.
    Unitermos: Educação Física. Nutrição. Educação nutricional. Recursos humanos em nutrição.

    ResponderExcluir
  3. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

    A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.

    Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüentes.Aluna:Maria Amanda 2°Ano'B'

    ResponderExcluir
  4. DIEGO OLIVEIRA 2°ANO B

    A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de CARBOIDRATOS (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.A ingestão de PROTEÍNAS deve manter a proporção máxima recomendada para os indivíduos saudáveis que é de 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária.O consumo de LIPÍDIOS não deve ultrapassar 20% do valor energético diário. A prática de atividade física com o objetivo de reduzir os depósitos de gordura corporal deve ser acompanhada de baixa ingestão de lipídios na dieta, para os resultados serem obtidos mais rapidamente.A hidratação adequada é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água em todas as etapas do exercício é suficiente para repor a perda hídrica em atividades leve e moderada (caminhada, musculação e ginástica).

    ResponderExcluir
  5. A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada.

    Qualquer pessoa pode praticar exercício físico, não importando a idade, é preciso cuidar com a escolha da atividade e a freqüência a ser praticada, pois, cada pessoa apresenta seu próprio ritmo e isso deve ser respeitado.

    Para o início das atividades físicas um médico deverá ser procurado para adequar-se a atividade e a freqüência. O cuidado com a alimentação também é fundamental, englobando as preocupações com a saúde e as necessidades individuais de cada pessoa. Para o início das atividades, deve-se avaliar, com relação à alimentação:

    - Os níveis necessários de nutrientes para o desenvolvimento eficaz do exercício físico;

    - Práticas alimentares adequadas que mantenham e preservem a saúde, evitando patologias por carências de nutrientes;

    - Obtenção e manutenção da massa muscular e % de gordura nos níveis adequados, entre outras;

    - Constante hidratação durante as atividades físicas.

    A hidratação é de grande importância para a atividade física, pois, durante o exercício, nosso corpo perde uma grande quantidade de água com o objetivo de regular a temperatura e servir de combustível, devido a isso, essa perda deve ser reposta para que não ocorra a desidratação.

    A quantidade de água ingerida deve ser de 400 a 600ml, no mínimo 20 minutos antes do exercício físico. Durante a prática do exercício, deve-se tomar 250ml a cada 15 minutos.

    Para aquelas pessoas que suam muito, pode ser usada as bebidas isotônicas, pois, elas tem grande quantidade de sódio e outros minerais, mas não se deve tomar essas bebidas em qualquer momento, pois, elas são calóricas.

    Outra boa dica diz respeito ao consumo de uma fonte de carboidrato pelo menos 15 minutos antes da atividade. Pode-se consumir uma fruta ou mesmo um biscoito salgado, para assim, fornecer combustível ao nosso organismo durante a atividade, facilitando a queima de calorias.

    Márcia da Silva Pereira, nº 27, 2º B.

    ResponderExcluir
  6. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

    Publicidade

    A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

    Carboidratos

    A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.

    Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüente. aluno;

    clean souza 2ºb

    ResponderExcluir
  7. Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.
    Unitermos: Educação Física. Nutrição. Educação nutricional. Recursos humanos em nutrição.


    Rayani Gomes De Aquino Nº 34 2º ano B

    ResponderExcluir
  8. Proteínas

    A ingestão de proteínas deve manter a proporção máxima recomendada para os indivíduos saudáveis que é de 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária.

    Os alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, consuma alimentos protéicos de forma fracionada e longe dos seus horários de treino para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.

    Existe um certo mito de que quanto maior a ingestão protéica, maior é hipertrofia muscular. Mas, o que se observa em geral é um consumo desnecessário e sem orientação profissional. Estudos relatam que a creatina sintetizada no organismo a partir de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina) é responsável pelo aumento da massa muscular e o desempenho nos exercícios de musculação. Contudo, muitas dúvidas também aparecem no que diz respeito aos efeitos colaterais em longo prazo e em altas doses. É importante você saber que o maior estímulo para o ganho de massa muscular é o treinamento de força e o descanso suficiente entre as sessõe

    Rafaella Carvalho 2°b

    ResponderExcluir
  9. Alimentos amigos do coração

    Hambúrgueres e frituras são uma delícia, sem dúvida. No entanto, uma alimentação pobre em vitaminas e rica em gordura é o seu passe-livre para um passeio ao hospital.

    Publicidade
    Afinal, haja coração para tanto descuido. Não adianta, para quem quer viver por mais tempo e, principalmente, com uma boa qualidade de vida, apostar em uma alimentação balanceada é o segredo para quem quer se prevenir contra as doenças cardiovasculares. Pois é, para quem ainda desconhece, o coração é o órgão responsável pelo bom funcionamento do seu organismo. Ou seja, ele é o motor da máquina.

    Para quem acha que alimentação é brincadeira, um o principal fator de risco para doenças cardiovasculares é a hipertensão, pois ela sobrecarrega as artérias do coração, além de poder danificar outros órgãos do corpo como os rins, cérebro e olhos. Podendo ser causada por diversos fatores, entre eles a genética, a idade avançada, o stress, a má alimentação, a obesidade, o consumo de álcool em excesso e a falta de exercício físico. De acordo com a nutricionista e coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais, por ser uma doença silenciosa, só é possível diagnosticar o problema por meio de exames, que devem ser feitos regularmente, com intervalos entre 6 meses, no máximo, um ano

    valdirene 2b n.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome Jamile alves de azevedo N'23 Serie 2 ano A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular

      Excluir
    2. principio nutritivo da alimentação e nutrição humana alimentos e sulementos alimentares em atividades fìsicas estado nutricional e capacidade fìsica. dietas e atividades fìsicas.patologias nutricionais em atletas.

      douglas marques 2a.

      Excluir
  10. Proteínas

    A ingestão de proteínas deve manter a proporção máxima recomendada para os indivíduos saudáveis que é de 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária.

    Os alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, consuma alimentos protéicos de forma fracionada e longe dos seus horários de treino para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.

    Existe um certo mito de que quanto maior a ingestão protéica, maior é hipertrofia muscular. Mas, o que se observa em geral é um consumo desnecessário e sem orientação profissional. Estudos relatam que a creatina sintetizada no organismo a partir de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina) é responsável pelo aumento da massa muscular e o desempenho nos exercícios de musculação. Contudo, muitas dúvidas também aparecem no que diz respeito aos efeitos colaterais em longo prazo e em altas doses. É importante você saber que o maior estímulo para o ganho de massa muscular é o treinamento de força e o descanso suficiente entre as sessões.

    Lipídios

    O consumo de lipídios não deve ultrapassar 20% do valor energético diário. A prática de atividade física com o objetivo de reduzir os depósitos de gordura corporal deve ser acompanhada de baixa ingestão de lipídios na dieta, para os resultados serem obtidos mais rapidamente. Da mesma forma que os alimentos protéicos, ricos em gordura não devem ser consumidos próximos ao início dos treinos.

    Água e eletrólitos

    A hidratação adequada é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água em todas as etapas do exercício é suficiente para repor a perda hídrica em atividades leve e moderada (caminhada, musculação e ginástica). Apenas no caso de atletas, em que o treinamento é intenso, indicamos o uso de bebidas isotônicas para reposição rápida da água e dos eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos, além de glicose para manter a glicemia constante.

    Aproveite a chegada da primavera e entre para o time dos praticantes de atividade física, comprovando - na prática - os seus benefícios. Não se esquecendo de aliar os exercícios à alimentação saudável.

    nome;glairton moraes : 2ª a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellem Mchado 2 ano A
      Nutrição na Atividade Física

      A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

      Publicidade

      A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

      Carboidratos

      A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.

      Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüen

      A ingestão de proteínas deve manter a proporção máxima recomendada para os indivíduos saudáveis que é de 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária.

      Os alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, consuma alimentos protéicos de forma fracionada e longe dos seus horários de treino para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.

      Existe um certo mito de que quanto maior a ingestão protéica, maior é hipertrofia muscular. Mas, o que se observa em geral é um consumo desnecessário e sem orientação profissional. Estudos relatam que a creatina sintetizada no organismo a partir de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina) é responsável pelo aumento da massa muscular e o desempenho nos exercícios de musculação. Contudo, muitas dúvidas também aparecem no que diz respeito aos efeitos colaterais em longo prazo e em altas doses. É importante você saber que o maior estímulo para o ganho de massa muscular é o treinamento de força e o descanso suficiente entre as sessões.

      Lipídios

      O consumo de lipídios não deve ultrapassar 20% do valor energético diário. A prática de atividade física com o objetivo de reduzir os depósitos de gordura corporal deve ser acompanhada de baixa ingestão de lipídios na dieta, para os resultados serem obtidos mais rapidamente. Da mesma forma que os alimentos protéicos, ricos em gordura não devem ser consumidos próximos ao início dos tre

      Excluir
    2. Bhárbara Rodrigues Amaral N°4, 2 ano A
      A nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.

      Excluir
    3. Nutrição nos esportes

      No treinamento a nutrição fica muito evidente como um fator limitante da saúde e conseqüentemente desempenho do atleta.

      Segundo Weineck (1999): a alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o balanço hídrico, balanço de nutrientes, balanço vitamínico e o balanço mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada sujeito, pode prejudicar a saúde e o desempenho de atletas e não atletas durante o processo de treinamento físico.

      Salientamos, que a nutrição não deve ser só lembrada quando se busca alto rendimento, sendo um recurso disponível para melhorar a saúde geral como frisou Wolinsky (1996) "[...] à nutrição é importante para a saúde geral do atleta".
      Nome:francisco Wellington de Sousa Morais N°16

      Excluir
  11. Carboidratos

    A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.

    Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüentes.

    Fracisco Roberval 2ºA Nº15

    ResponderExcluir
  12. ana joice 2a
    nutriçao na educaçao
    Atualmente, podemos apreciar nos meios de comunicação uma discussão presente na sociedade sobre nutrição, suas aplicações e acessibilidade. Essa discussão apresenta-se também no ambiente acadêmico. Um impulso importante para a ênfase desta questão veio de programas governamentais de combate a fome que vem sendo colocado como uma das prioridades da nova gestão do governo federal.

    ResponderExcluir
  13. Fabricio 2°ano turma:A Turno:Manhã

    A alimentação desempenha um papel importante na atividade física,
    Carboidratos: A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.
    Proteínas:Os alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, consuma alimentos protéicos de forma fracionada e longe dos seus horários de treino para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.
    Lipídios:O consumo de lipídios não deve ultrapassar 20% do valor energético diário. A prática de atividade física com o objetivo de reduzir os depósitos de gordura corporal deve ser acompanhada de baixa ingestão de lipídios na dieta, para os resultados serem obtidos mais rapidamente. Da mesma forma que os alimentos protéicos, ricos em gordura não devem ser consumidos próximos ao início dos treinos.
    Água e eletrólitos:A hidratação adequada é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água em todas as etapas do exercício é suficiente para repor a perda hídrica em atividades leve e moderada (caminhada, musculação e ginástica). Apenas no caso de atletas, em que o treinamento é intenso, indicamos o uso de bebidas isotônicas para reposição rápida da água e dos eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos, além de glicose para manter a glicemia constante.

    ResponderExcluir
  14. Francimara n°14
    2° ano A


    Atualmente, podemos apreciar nos meios de comunicação uma discussão presente na sociedade sobre nutrição, suas aplicações e acessibilidade. Essa discussão apresenta-se também no ambiente acadêmico. Um impulso importante para a ênfase desta questão veio de programas governamentais de combate a fome que vem sendo colocado como uma das prioridades da nova gestão do governo federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome Jamile alves de azvedo N 23 Serie 2 ano A A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

      Excluir
    2. Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.
      Unitermos: Educação Física. Nutrição. Educação nutricional. Recursos humanos em nutrição.

      Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.
      Unitermos: Educação Física. Nutrição. Educação nutricional. Recursos humanos em nutrição.

      Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.
      Unitermos: Educação Física. Nutrição. Educação nutricional. Recursos humanos em nutrição.

      NICÁCIO FELIPE DE SOUZA SILVA 2ºANO A

      Excluir
  15. lucicleide 2ª ano A

    Mostramos até agora evidencias da presença constante da nutrição nas áreas de treinamento esportivo, mas estas não se restringem a este campo, estão presentes também na educação física escolar.

    O estudo: Alimentação na escola como forma de atender às recomendações nutricionais de alunos dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), realizado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" campus/USP Piracicaba Silva (1998) conclui que é necessário corrigir falhas do conteúdo nutricional das refeições distribuídas na escola, pois as mesmas constituem parte fundamental do consumo alimentar dos alunos dos CIEPs. "As conclusões referem-se à necessidade de implementação de atividades de educação nutricional nos serviços de saúde, às dificuldades dos profissionais para abordar problemas relativos à nutrição e à necessidade de discutir o ensino de nutrição nos cursos da área da saúde".

    ResponderExcluir
  16. Nutrição na Atividade Física

    A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

    Publicidade

    A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

    NOME:LUAN SÉRIE:2°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARIA LUANA 2A

      A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes.

      A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

      Excluir
  17. Nutrição na Atividade Física
    A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.
    A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

    Carboidratos
    A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.
    Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüentes.
    George da silva 2º A

    ResponderExcluir
  18. Educação Física e nutrição
    Resumo
        Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.
    A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.
    A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.
    NOME:Gleyson cruz 2º A

    ResponderExcluir
  19. Bruna Aleixo 2ANO A

    A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.
    A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.

    ResponderExcluir
  20. David paulo damasceno da silva n:08 2ano A
    A ingestão de proteínas deve manter a proporção máxima recomendada para os indivíduos saudáveis que é de 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária.

    Os alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, consuma alimentos protéicos de forma fracionada e longe dos seus horários de treino para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.

    ResponderExcluir
  21. A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.
    Carboidratos

    A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação. -SILVESTRE N°37 2ªA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito.
      Antonio lucas 2 º ANO C Nº07

      Excluir
    2. Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física. Nome:Talita Ferreira n°:34 2°C

      Excluir
    3. A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.
      A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.
      uma boa alimentaçao e essencial na vida de todos nos.
      Biianca souza 2c.

      Excluir
    4. gabriel 2c
      A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada.

      Qualquer pessoa pode praticar exercício físico, não importando a idade, é preciso cuidar com a escolha da atividade e a freqüência a ser praticada, pois, cada pessoa apresenta seu próprio ritmo e isso deve ser respeitado.

      Para o início das atividades físicas um médico deverá ser procurado para adequar-se a atividade e a freqüência. O cuidado com a alimentação também é fundamental, englobando as preocupações com a saúde e as necessidades individuais de cada pessoa. Para o início das atividades, deve-se avaliar, com relação à alimentação:

      - Os níveis necessários de nutrientes para o desenvolvimento eficaz do exercício físico;

      - Práticas alimentares adequadas que mantenham e preservem a saúde, evitando patologias por carências de nutrientes;

      - Obtenção e manutenção da massa muscular e % de gordura nos níveis adequados, entre outras;

      - Constante hidratação durante as atividades físicas.

      A hidratação é de grande importância para a atividade física, pois, durante o exercício, nosso corpo perde uma grande quantidade de água com o objetivo de regular a temperatura e servir de combustível, devido a isso, essa perda deve ser reposta para que não ocorra a desidratação.

      A quantidade de água ingerida deve ser de 400 a 600ml, no mínimo 20 minutos antes do exercício físico. Durante a prática do exercício, deve-se tomar 250ml a cada 15 minutos.

      Para aquelas pessoas que suam muito, pode ser usada as bebidas isotônicas, pois, elas tem grande quantidade de sódio e outros minerais, mas não se deve tomar essas bebidas em qualquer momento, pois, elas são calóricas.

      Outra boa dica diz respeito ao consumo de uma fonte de carboidrato pelo menos 15 minutos antes da atividade. Pode-se consumir uma fruta ou mesmo um biscoito salgado, para assim, fornecer combustível ao nosso organismo durante a atividade, facilitando a queima de calorias.

      Excluir
    5. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.
      davi da silva 2°ano c manha

      Excluir
  22. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular. NOME:ERILANDIO PAZ DE OLIVEIRA 2ºC [SOU CRUELL FOI MALL KLEBER...] SOU FERA!!

    ResponderExcluir
  23. InfoEscola » Esportes » Educação Física »
    Nutrição Esportiva



    Por Cristiane Zoller
    A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada.

    Qualquer pessoa pode praticar exercício físico, não importando a idade, é preciso cuidar com a escolha da atividade e a freqüência a ser praticada, pois, cada pessoa apresenta seu próprio ritmo e isso deve ser respeitado.

    Para o início das atividades físicas um médico deverá ser procurado para adequar-se a atividade e a freqüência. O cuidado com a alimentação também é fundamental, englobando as preocupações com a saúde e as necessidades individuais de cada pessoa. Para o início das atividades, deve-se avaliar, com relação à alimentação:

    - Os níveis necessários de nutrientes para o desenvolvimento eficaz do exercício físico;

    - Práticas alimentares adequadas que mantenham e preservem a saúde, evitando patologias por carências de nutrientes;

    - Obtenção e manutenção da massa muscular e % de gordura nos níveis adequados, entre outras;

    - Constante hidratação durante as atividades físicas.
    F° Neiciane da Silva N°17 2°ano C Manha

    ResponderExcluir
  24. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

    Publicidade

    A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

    Carboidratos

    A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.

    Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüentes.

    NOME:Nayara Souza N°29 2°C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

      Publicidade

      A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

      Carboidratos

      A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.

      Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüentes.

      Francisco Dioclecio n°18 2° C

      Excluir



    2. Resumo
      Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.
      Unitermos: Educação Física. Nutrição. Educação nutricional. Recursos humanos em nutrição.
      A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço.
      A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada. nome:keicyano serie 2 ano C turno:manhã

      Excluir
  25. Uma alimentação equilibrada associada à prática de exercício físico é essencial para a obtenção de bons resultados independentemente de se o objetivo é melhorar o desempenho do atleta ou entrar em forma. As informações sobre este assunto têm cada vez mais chamado a atenção de praticantes de atividades físicas devido aos imensos benefícios proporcionados.
    A alimentação aliada ao exercício proporciona diversos benefícios: equilibra as necessidades energéticas do indivíduo; oferece os nutrientes básicos e importantes a cada modalidade esportiva; permite uma recuperação mais rápida e adequada; atua como um recurso ergogênico; reduz a ação dos radicais livres; evita situações desagradáveis como perda de massa magra, hipoglicemia e câimbras.
    Nome: Marluciene Ribeiro Sala: 13 n°30 2°ano C

    ResponderExcluir
  26. A nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.
    Cada pessoa deve ter um plano alimentar personalizado e específico ao seu objetivo. Elaborado por um nutricionista e com base em uma avaliação detalhada das informações fornecidas pelo praticante como os horários e duração dos treinos, tipo de atividade e o período do dia no qual é realizada. Uma dieta variada deve fazer parte do cotidiano e nenhum nutriente pode ser excluído. Os objetivos serão mais facilmente alcançados quando houver uma harmonia ente o treinamento realizado e a dieta ingerida.
    Para praticantes de atividade física que tem como objetivo a hipertrofia muscular ou o emagrecimento, a comparação entre valor calórico consumido e o gasto energético diário é o é o primeiro fator a ser observado. Outro elemento de papel fundamental são os alimentos consumidos antes, durante e após o exercício físico.
    A alimentação aliada ao exercício proporciona diversos benefícios: equilibra as necessidades energéticas do indivíduo; oferece os nutrientes básicos e importantes a cada modalidade esportiva; permite uma recuperação mais rápida e adequada; atua como um recurso ergogênico; reduz a ação dos radicais livres; evita situações desagradáveis como perda de massa magra, hipoglicemia e câimbras.
    NOME:Lucas Costa Farias N:27 2:C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele Paiva Venâncio n°22 - turma:2°C

      A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada.O cuidado com a alimentação também é fundamental, englobando as preocupações com a saúde e as necessidades individuais de cada pessoa. Para o início das atividades, deve-se avaliar, com relação à alimentação:
      - Os níveis necessários de nutrientes para o desenvolvimento eficaz do exercício físico;
      - Práticas alimentares adequadas que mantenham e preservem a saúde, evitando patologias por carências de nutrientes;
      - Obtenção e manutenção da massa muscular e % de gordura nos níveis adequados, entre outras;
      - Constante hidratação durante as atividades físicas.
      A hidratação é de grande importância para a atividade física, pois, durante o exercício, nosso corpo perde uma grande quantidade de água com o objetivo de regular a temperatura e servir de combustível, devido a isso, essa perda deve ser reposta para que não ocorra a desidratação.A quantidade de água ingerida deve ser de 400 a 600ml, no mínimo 20 minutos antes do exercício físico. Durante a prática do exercício, deve-se tomar 250ml a cada 15 minutos.
      Gisele Paiva Venâncio n°22 - turma:2°C

      A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada.O cuidado com a alimentação também é fundamental, englobando as preocupações com a saúde e as necessidades individuais de cada pessoa. Para o início das atividades, deve-se avaliar, com relação à alimentação:
      - Os níveis necessários de nutrientes para o desenvolvimento eficaz do exercício físico;
      - Práticas alimentares adequadas que mantenham e preservem a saúde, evitando patologias por carências de nutrientes;
      - Obtenção e manutenção da massa muscular e % de gordura nos níveis adequados, entre outras;
      - Constante hidratação durante as atividades físicas.
      A hidratação é de grande importância para a atividade física, pois, durante o exercício, nosso corpo perde uma grande quantidade de água com o objetivo de regular a temperatura e servir de combustível, devido a isso, essa perda deve ser reposta para que não ocorra a desidratação.A quantidade de água ingerida deve ser de 400 a 600ml, no mínimo 20 minutos antes do exercício físico. Durante a prática do exercício, deve-se tomar 250ml a cada 15 minutos.

      Excluir
  27. A alimentação de hoje em dia não é saudável. São poucas pessoas que seguem um cardápio rico em frutas, verduras, cereais, legumes, águas e sucos e tudo mais que é considerado rico e nutritivo para a manutenção de nosso corpo. Hoje, os alimentos são mais industrializados, enlatados e muito condimentados. As pessoas já não tem mais tanto tempo para preparar alimentos saudáveis e preferem se alimentar com alimentos industrializados, que são mais práticos para o nosso cotidiano, muito embora saibamos que esses alimentos são o que engordam e sãos os culpados pelas doenças que nos afligem como o colesterol, diabetes e as doenças coronárias e tantas outras que são provenientes do nosso próprio comodismo.
    NOME: Jonathan Emerson 2ºC

    ResponderExcluir
  28. O COMENTARIO Q TA MELHOR CONCERTEZA E DO ERILADIO PAZ EU AMEIIIIIII MERECE UM 10

    ResponderExcluir
  29. Nutrição é um processo que consiste na ingestão, digestão, absorção e aproveitamento dos nutrientes pelo nosso organismo. Dessa forma, nutrir-se não se resume apenas em consumir e digerir os alimentos, mas também engloba a absorção e a assimilação dos nutrientes, indispensáveis para as funções vitais.
    A prática regular e orientada de atividade física e uma alimentação saudável são fatores que auxiliam na prevenção de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis, tais como: diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade e doenças cardiovasculares. Estudos comprovam que quanto mais ativa a pessoa se torna, melhor é a sua qualidade de vida.
    Já está mais que comprovado que a associação de um treinamento físico adequado e o consumo de nutrientes específicos exerce influência positiva no desempenho esportivo.
    Nome:Tatiana Bandeira Sala:13 Serie: 2°ano C

    ResponderExcluir
  30. NUTRIÇAO ESPORTIVA

    A nutrição esportiva está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada.

    Qualquer pessoa pode praticar exercício físico, não importando a idade, é preciso cuidar com a escolha da atividade e a freqüência a ser praticada, pois, cada pessoa apresenta seu próprio ritmo e isso deve ser respeitado.

    Para o início das atividades físicas um médico deverá ser procurado para adequar-se a atividade e a freqüência. O cuidado com a alimentação também é fundamental, englobando as preocupações com a saúde e as necessidades individuais de cada pessoa. Para o início das atividades, deve-se avaliar, com relação à alimentação:

    - Os níveis necessários de nutrientes para o desenvolvimento eficaz do exercício físico;

    - Práticas alimentares adequadas que mantenham e preservem a saúde, evitando patologias por carências de nutrientes;

    - Obtenção e manutenção da massa muscular e % de gordura nos níveis adequados, entre outras;

    - Constante hidratação durante as atividades físicas.

    A hidratação é de grande importância para a atividade física, pois, durante o exercício, nosso corpo perde uma grande quantidade de água com o objetivo de regular a temperatura e servir de combustível, devido a isso, essa perda deve ser reposta para que não ocorra a desidratação.

    A quantidade de água ingerida deve ser de 400 a 600ml, no mínimo 20 minutos antes do exercício físico. Durante a prática do exercício, deve-se tomar 250ml a cada 15 minutos.

    Para aquelas pessoas que suam muito, pode ser usada as bebidas isotônicas, pois, elas tem grande quantidade de sódio e outros minerais, mas não se deve tomar essas bebidas em qualquer momento, pois, elas são calóricas.

    Outra boa dica diz respeito ao consumo de uma fonte de carboidrato pelo menos 15 minutos antes da atividade. Pode-se consumir uma fruta ou mesmo um biscoito salgado, para assim, fornecer combustível ao nosso organismo durante a atividade, facilitando a queima de calorias.

    Essas dicas servem para qualquer pessoa, com elas o desempenho físico e as questões nutricionais estarão adequadas à saúde de todos.

    NOME:Priscila sousa Nº32

    ResponderExcluir
  31. a alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o balanço hídrico, balanço de nutrientes, balanço vitamínico e o balanço mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada sujeito, pode prejudicar a saúde e o desempenho de atletas e não atletas durante o processo de treinamento físico.
    Nome-> Amanda Marcelino Nº03 2ºC

    ResponderExcluir
  32. A nutrição pode ser feita por via oral, ou seja, pela maneira natural do processo de alimentação, ou por um modo especial. No modo especial temos a nutrição enteral e a nutrição parenteral. A primeira ocorre quando o alimento é colocado diretamente em uma área do tubo digestivo (geralmente o estômago ou o jejuno) através de sondas que podem entrar pela narina ou boca ou por um orifício feito por cirurgia diretamente no abdômen do paciente, juntamente com outro orifício
    astro-intestinal usado no processo digestivo. A nutrição parenteral é a que é feita quando o paciente é alimentado com preparados para administração diretamente na veia, não passando pelo tubo digestivo (como o soro nas veias, quando se está impossibilitado de ingerir alimentos via oral).

    felipe amaral alves 2ºC

    ResponderExcluir
  33. A alimentação é muito importante para o exercício de atividades físicas, pois nos alimentos encontramos nutrientes que são fundamentais para devolver a energia que precisamos. Por isso, se faz necessário uma boa alimentação antes de cada atividade física. Como, por exemplo, numa atividade que exige muita força, energia; é preciso antes fazer uma alimentação rica em carboidratos( pão, cereais, massas em geral) pois tais alimentos são energéticos e devolve a energia que eventualmente gastamos no decorre da atividade. Portanto é preciso uma alimentação equilibrada. Geovani Silva 2-ano C.

    ResponderExcluir
  34. A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.
    paulo ricardo 2C

    ResponderExcluir
  35. Nutrientes

    .....Os nutrientes são componentes dos alimentos que consumimos. Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.

    .....Os carboidratos, presentes nos pães, cereais, biscoitos, frutas, massas e tubérculos, têm propriedades energéticas, sendo, na sua maioria, convertidos em glicose. Cada grama de carboidratos fornece 4 kcal ao organismo.

    .....As proteínas, encontradas nas carnes, ovos, leite e derivados (proteína animal) e em vegetais como feijões, lentilha, grão-de-bico (proteína vegetal), são essenciais pois regulam a concentração muscular, a produção de anticorpos, a dilatação e contração dos vasos sangüíneos, processo que regula a pressão arterial, entre outras funções. Contém 4 kcal por grama.

    .....As gorduras animais e os óleos vegetais, são os nutrientes mais calóricos: cada grama possui 9 kcal. Razão pela qual devemos procurar consumi-las com moderação, embora sejam importantes pelo fornecimento de ácidos graxos e favorecerem a assimilação de importantes vitaminas.

    .....Os micronutrientes exercem outras funções no organismo.

    .....A água, por exemplo, é elemento vital para o nosso organismo, desempenhando trabalho importantíssimo na digestão, na absorção de nutrientes, circulação e excreção.

    .....As vitaminas e minerais, presentes nas frutas, verduras e legumes, são essenciais nos processos digestivos, na circulação sangüínea, no funcionamento intestinal além do sistema imunológico.


    aurenir silva 2 ano

    ResponderExcluir
  36. Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa.
    Regra 1 - O campo de jogo
    Regra 2 - A bola
    Regra 3 - O número de jogadores
    Regra 4 - O equipamento dos jogadores
    Regra 5 - O árbitro
    Regra 6 - Os árbitros assistentes
    Regra 7 - A duração da partida
    Regra 8 - O início e reinício do jogo
    Regra 9 - A bola em jogo ou fora de jogo
    Regra 10 - O gol marcado
    Regra 11 - O impedimento
    Regra 12 - Faltas e conduta antiesportiva
    Regra 13 - Os tiros livres
    Regra 14 - O tiro penal
    Regra 15 - O arremesso lateral
    Regra 16 - O tiro de meta
    Regra 17 - O tiro de canto.
    Os fundamentos básicos do futebol de campo são:

    passe; chute; cabeceio; controle; condução; drible; domínio e marcação.

    Existem outros aspectos que são considerados por alguns autores como fundamento, que são a proteção de bola e a desmarcação.
    Posicionamento em campo:
    Goleiro - evitar gol;
    Zagueiros - evitar que o adversário penetre na área de risco;
    Lateral direito - apoiar pelo lado direito;
    Lateral esquerdo - apoiar pelo lado esquerdo;
    Meio-de-campo- fazer a ligação meio-de-campo com o ataque;
    Atacante- fazer gols.
    Nome:Antonio lucas da silva n°07 2°C MANHÃ....
    Pronto Kleber agora ou quer mais kkkkkk..valeuu ai mah



    ResponderExcluir