ATIVIDADES

19 comentários:

  1. A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. nome:Kelvia e Arianerodrigues

    ResponderExcluir
  2. Alunos: Pedro Paulo Silva Lima, 3°b, n° 23.
    Luiz Claudio, 3°b.
    Olimpíadas de Londres 2012
    1-Quando acontecerá os jogos olímpicos de 2012?
    Acontecerão, entre os meses de julho a agosto de 2012.
    2- Onde acontecerá os jogos alímpicos de 2012?
    Cidade de Londres (Inglaterra).
    3- Quando será a abertura dos jogos alímpicos 2012 em Londres?
    A abertura será realizada no dia 27 de julho.
    4- Quando será o encerramento dos jogos alímpicos de 2012?
    A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 12 de agosto.
    5- Qual será o lema das Olímpiadas 2012?
    O lema dos jogos será "Live is one" ("Viva como se fosse o único").
    6- Onde acontecerá as cerimônias de abertura e encerramento dos jogos olímpicos de 2012?
    As duas cerimônias acontecerão no Estádio Olímpico de Londres.
    7- Como se chamam os mascotes olímpicos das olímpiadas de Londres?
    Os mascotes das Olimpíadas de Londres se chamam Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.
    8- Quantas medalhas serão produzidas para as premiações nas olimpíadas de Londres?
    Serão produzidas 4.700 medalhas que terão como designer um artista britânico.

    ResponderExcluir
  3. Alunos: Pedro Paulo Silva Lima, 3°b, n° 25.
    Luiz Claudio, 3°b.
    Olimpíadas de Londres 2012
    1-Quando acontecerá os jogos olímpicos de 2012?
    Acontecerão, entre os meses de julho a agosto de 2012.
    2- Onde acontecerá os jogos alímpicos de 2012?
    Cidade de Londres (Inglaterra).
    3- Quando será a abertura dos jogos alímpicos 2012 em Londres?
    A abertura será realizada no dia 27 de julho.
    4- Quando será o encerramento dos jogos alímpicos de 2012?
    A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 12 de agosto.
    5- Qual será o lema das Olímpiadas 2012?
    O lema dos jogos será "Live is one" ("Viva como se fosse o único").
    6- Onde acontecerá as cerimônias de abertura e encerramento dos jogos olímpicos de 2012?
    As duas cerimônias acontecerão no Estádio Olímpico de Londres.
    7- Como se chamam os mascotes olímpicos das olímpiadas de Londres?
    Os mascotes das Olimpíadas de Londres se chamam Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.
    8- Quantas medalhas serão produzidas para as premiações nas olimpíadas de Londres?
    Serão produzidas 4.700 medalhas que terão como designer um artista britânico.

    ResponderExcluir
  4. O esporte consegue atrair a atenção de muitas pessoas, seja torneios regionais ou nacionais, muitas vezes a sociedade para ao assistir uma competição. Porém, a mais aguardada é a Olimpíada do Mundo. São diversos esportes, atletas que buscam reconhecimento e o sentimento de união e emoção ao assistir grandes feitos e quebras de recordes.

    As Olimpíadas 2012 vão acontecer na cidade de Londres, capital da Inglaterra, entre os dias 27 de julho e 12 de agosto. Londres será a primeira cidade a sediar as Olimpíadas da era moderna por três vezes, em 1908, 1948 e 1912. A expectativa é que o evento reúna mais de 10 mil atletas que irão participar de 26 modalidades diferentes.
    Preparação para a Olimpíada de 2012
    O processo de escolha da cidade sede das Olimpíadas de 2012 foi longo. No início, o COI – Comitê Olímpico Internacional, recebeu a inscrição de nove cidades para serem candidatas: Rio de Janeiro, Paris, Nova York, Moscou, Madri, Londres, Leipzig, Istambul e Havana.

    Em 2004 o número de possíveis cidades-sede foi reduzido para cinco: Londres, Madrid, Moscou, Nova York e Paris. Após a visita do comitê olímpico internacional, COI, a candidatura de Londres ficou com o segundo maior número de pontos positivos, atrás apenas de Paris. Os jogos serão realizados em novos espaços projetados especialmente para a Olimpíada e também em instalações histórias, como o Hyde Park e a Parada da Guarda.
    O estádio principal, aonde acontecerá as cerimônias de abertura das Olimpíadas de Londres 2012, encerramento e também algumas competições foi projetado especialmente para o evento. A capacidade é de 80 mil lugares sentados e a estrutura é foi feita totalmente em aço, dentro do Parque Olímpico.

    Mudanças nas Olimpíadas 2012
    O maior símbolo dos jogos olímpicos, a tocha olímpica, sofrerá uma grande mudança a partir das Olimpíadas 2012. Com os grandes problemas enfrentados pelo percurso na olimpíada de 2008 na China (manifestações pró Tibet) o percurso da tocha será apenas no país sede, a Inglaterra.
    História dos Jogos Olímpicos
    A origem dos Jogos Olímpicos está na Grécia Antiga, quanto uma série de competições começaram a ser realizadas, contendo participantes de várias cidades-estado. Entre as modalidades, destacava-se os eventos atléticos.
    Entretanto, as que mais chamavam a atenção do povo eram as que envolviam o combate entre atletas e corridas de bigas. Os Jogos Olímpicos chegaram a sua decadência neste período depois que os Romanos começaram a exercer muita influência na Grécia naquele tempo.
    Não existe um consenso ao certo quanto ao término dos Jogos Olímpicos oficialmente. A principal data que se tem é a de 393 d. C., sendo o responsável pelo término o imperador romano Teodósio I, que extinguiu qualquer práticas e culto pagão nos territórios da Roma.
    A volta dos Jogos Olímpicos
    A volta aconteceu justamente na capital da Grécia, em Atenas. Ela aconteceu no ano de 1859. porém só participaram desta edição os atletas do Império Otomano e da Grécia. No ano de 1894 foi criado o Comitê Olímpico Internacionalm que é uma organização não-governamental. Ele foi criado para com a principal finalidade de trazer os Jogos Olímpicos que eram realizados na Grécia Antiga. A primeira edição com a organização
    Aurenir
    08 Manhã Turma C

    ResponderExcluir
  5. Nutrição nos esportes

    No treinamento a nutrição fica muito evidente como um fator limitante da saúde e conseqüentemente desempenho do atleta.

    Segundo Weineck (1999): a alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o balanço hídrico, balanço de nutrientes, balanço vitamínico e o balanço mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada sujeito, pode prejudicar a saúde e o desempenho de atletas e não atletas durante o processo de treinamento físico.

    Salientamos, que a nutrição não deve ser só lembrada quando se busca alto rendimento, sendo um recurso disponível para melhorar a saúde geral como frisou Wolinsky (1996) "[...] à nutrição é impor?tante para a saúde geral do atleta".

    São muitos os conhecimentos já produzidos e consolidados em nutrição, como as RIDs (Recomendações de Ingestão pela Dieta), que são adotadas pela Organização Mundial de Saúde, mas este mesmo avanço da nutrição não pode ser diretamente aplicado a atletas, sendo esta uma população merecedora de atenção especial, "Atualmente, não existem dados disponíveis para que se apresente um conjunto de RIDs (Recomendações Individuais Diárias) para atletas" (WOLINSKY, 1996). Os profissionais que tem contato direto com esta população devem estar atentos a estas particularidades e não generalizar informações de forma aleatória, pois se assim fizer estará correndo risco de equivocar-se.

    O esporte sabidamente modifica as demandas energéticas e metabólicas, "Atletas de sexo masculino e feminino podem ter necessidades nutricionais muito especiais devido a alterações fisiológicas ou especificidades do esporte".(WOLINSKY, 1996). Sendo, portanto, de suma importância para professores de educação física que são potenciais influenciadores do atleta, o conhecimento destas modificações fisiológicas em um estudo da nutrição do atleta.

    Mas este estudo de nutrição necessário para o entendimento dos processos fisiológicos e metabólicos do atleta não tem sido a maior fonte de informação dos profissionais e que agem diariamente e diretamente com esta população e dos próprios praticantes de Atividade Física:

    Felipe Anderson 3°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostramos até agora evidencias da presença constante da nutrição nas áreas de treinamento esportivo, mas estas não se restringem a este campo, estão presentes também na educação física escolar.

      O estudo: Alimentação na escola como forma de atender às recomendações nutricionais de alunos dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), realizado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" campus/USP Piracicaba Silva (1998) conclui que é necessário corrigir falhas do conteúdo nutricional das refeições distribuídas na escola, pois as mesmas constituem parte fundamental do consumo alimentar dos alunos dos CIEPs.

      Achamos que resultados de pesquisas como esta devem ser conhecidos pelos professores que trabalham com os escolares especialmente o Educador Físico, pois é na aula de educação física que a demanda energética pode aumentar além dos níveis das aulas em sala de aula por conta da atividade física, assim, podem ocasionar um déficit calórico ainda maior. Portanto, o Educador Físico de escolares deve conhecer as condições dos alunos, inclusive nutricionais, para desempenhar seu papel com máxima eficiência e preservação da saúde. Preferencialmente que estas condições nutricionais dos alunos não sejam conhecidas apenas através do possível bom senso e sim por avaliações metódicas mesmo que simples, dos escolares. Atualmente existem muitos modelos de inquéritos nutricionais que auxiliam no conhecimento do estado nutricional tanto de crianças como de adolescentes e adultos. Ressaltamos que a escolha do modelo, aplicação e interpretação exigem a presença de um Nutricionista.

      Infelizmente, temos notado que a realidade reportada pela pesquisa acima, está presente em outras partes de nosso país, principalmente pela cobertura atual da mídia que vem explorando o assunto, que ganhou notoriedade com programas de combate a fome. Portanto, receamos que se os números noticiados forem verdadeiros a probabilidade de educadores físicos que lecionam para escolares encontrar crianças subnutridas seja alta.

      Costa e Ribeiro (2001), acreditam em um função maior para a merenda escolar, no estudo: Programa de Alimentação escolar: Espaço para Aprendizagem e Produção de Conhecimento, colocam: "As atividades práticas executadas no serviço de alimentação escolar podem ser objeto das atividades pedagógicas executadas pelos professores e intermediadas pelo Nutricionista".

      Salientam também a possibilidade de inclusão da: "[...] aprendizagem em saúde e nutrição como parte da cultura do serviço de alimentação escolar, produzindo conhecimento significativo". (COSTA E RIBEIRO 2001)

      Concluem deslumbrando a possibilidade de somar uma função ao nosso ver nobre ao programa (COSTA E RIBEIRO 2001).

      "O Programa de Alimentação Escolar tem se resumido, muitas vezes, no fornecimento de lanches ou refeições no intervalo das atividades escolares. Entretanto, existem possibilidades, que podem ser usadas pelo Nutricionista responsável pelo Programa, para desenvolver atividades educativas em nutrição, visando à promoção da saúde da comunidade escolar".


      Diego Bizerra 3°B

      Excluir
    2. Nutrição na Atividade Física

      A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

      A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

      Publicidade

      Carboidratos

      A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.

      Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüentes.

      Proteínas

      A ingestão de proteínas deve manter a proporção máxima recomendada para os indivíduos saudáveis que é de 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária.

      Os alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, consuma alimentos protéicos de forma fracionada e longe dos seus horários de treino para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.

      Existe um certo mito de que quanto maior a ingestão protéica, maior é hipertrofia muscular. Mas, o que se observa em geral é um consumo desnecessário e sem orientação profissional. Estudos relatam que a creatina sintetizada no organismo a partir de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina) é responsável pelo aumento da massa muscular e o desempenho nos exercícios de musculação. Contudo, muitas dúvidas também aparecem no que diz respeito aos efeitos colaterais em longo prazo e em altas doses. É importante você saber que o maior estímulo para o ganho de massa muscular é o treinament
      O consumo de lipídios não deve ultrapassa20%val diário. A

      Água e eletrólitos

      A hidratação adequada é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água em todas as etapas do exercício é suficiente para repor a perda hídrica em atividades leve e moderada (caminhada, musculação e ginástica). Apenas no caso de atletas, em que o treinamento é intenso, indicamos o uso de bebidas isotônicas para reposição rápida da água e dos eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos, além de glicose para manter a glicemia constante. jailton araujo 2ºb

      Excluir
  6. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.
    A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

    Carboidratos

    A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.

    Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüentes.

    germana ferreira rodrigues 2°b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 dicas para melhorar seus hábitos alimentares

      Que a alimentação balanceada é a chave para uma vida saudável, isso todo mundo sabe. No entanto, sabemos também que mudar os hábitos alimentares não é tarefa fácil.

      Comer bem não está ligado apenas a quantidade, mas sim à qualidade nutricional dos alimentos ingeridos. Por isso, não precisamos avaliar somente o que comemos e, sim, quando comemos. Afinal, não adianta nada você comer um café da manhã super reforçado e ter a próxima alimentação saudável apenas no jantar.

      Combinar e balancear os alimentos para garantir uma alimentação balanceada que proporcione pique e energia para encarar as múltiplas tarefas do dia a dia é essencial e, embora muita gente conheça as vantagens de ter uma dieta saudável, deixar para trás velhos hábitos e administrar o pouco tempo para planejar o cardápio da semana.

      luiz anderson 2 B

      Excluir
  7. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

    A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

    Carboidratos

    A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão) devendo compor até 65% do total de calorias fornecidas pela alimentação.

    Os carboidratos servem de matéria-prima para a produção de glicogênio muscular que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Pelo fato dos estoques musculares e hepáticos serem limitados, a reposição de carboidratos deve ser feita de forma constante. Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüentes.


    Proteínas

    A ingestão de proteínas deve manter a proporção máxima recomendada para os indivíduos saudáveis que é de 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária.

    Os alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, consuma alimentos protéicos de forma fracionada e longe dos seus horários de treino para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.

    Existe um certo mito de que quanto maior a ingestão protéica, maior é hipertrofia muscular. Mas, o que se observa em geral é um consumo desnecessário e sem orientação profissional. Estudos relatam que a creatina sintetizada no organismo a partir de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina) é responsável pelo aumento da massa muscular e o desempenho nos exercícios de musculação. Contudo, muitas dúvidas também aparecem no que diz respeito aos efeitos colaterais em longo prazo e em altas doses. É importante você saber que o maior estímulo para o ganho de massa muscular é o treinamento de força e o descanso suficiente entre as sessões.

    Lipídios

    O consumo de lipídios não deve ultrapassar 20% do valor energético diário. A prática de atividade física com o objetivo de reduzir os depósitos de gordura corporal deve ser acompanhada de baixa ingestão de lipídios na dieta, para os resultados serem obtidos mais rapidamente. Da mesma forma que os alimentos protéicos, ricos em gordura não devem ser consumidos próximos ao início dos treinos.

    Água e eletrólitos

    A hidratação adequada é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água em todas as etapas do exercício é suficiente para repor a perda hídrica em atividades leve e moderada (caminhada, musculação e ginástica). Apenas no caso de atletas, em que o treinamento é intenso, indicamos o uso de bebidas isotônicas para reposição rápida da água e dos eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos, além de glicose para manter a glicemia constante.



    Lucas Barroso n°23 Turma° 2B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo Weineck (1999): a alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o balanço hídrico, balanço de nutrientes, balanço vitamínico e o balanço mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada sujeito, pode prejudicar a saúde e o desempenho de atletas e não atletas durante o processo de treinamento físico.

      Salientamos, que a nutrição não deve ser só lembrada quando se busca alto rendimento, sendo um recurso disponível para melhorar a saúde geral como frisou Wolinsky (1996) "[...] à nutrição é importante para a saúde geral do atleta".

      São muitos os conhecimentos já produzidos e consolidados em nutrição, como as RIDs (Recomendações de Ingestão pela Dieta), que são adotadas pela Organização Mundial de Saúde, mas este mesmo avanço da nutrição não pode ser diretamente aplicado a atletas, sendo esta uma população merecedora de atenção especial, "Atualmente, não existem dados disponíveis para que se apresente um conjunto de RIDs (Recomendações Individuais Diárias) para atletas" (WOLINSKY, 1996). Os profissionais que tem contato direto com esta população devem estar atentos a estas particularidades e não generalizar informações de forma aleatória, pois se assim fizer estará correndo risco de equivocar-se.



      Brendo n°13 turma °2b

      Excluir
    2. A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.




      Lucas Lourenço silva 2B

      Excluir
  8. Segundo Weineck (1999): a alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o balanço hídrico, balanço de nutrientes, balanço vitamínico e o balanço mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada sujeito, pode prejudicar a saúde e o desempenho de atletas e não atletas durante o processo de treinamento físico.

    Salientamos, que a nutrição não deve ser só lembrada quando se busca alto rendimento, sendo um recurso disponível para melhorar a saúde geral como frisou Wolinsky (1996) "[...] à nutrição é importante para a saúde geral do atleta".

    São muitos os conhecimentos já produzidos e consolidados em nutrição, como as RIDs (Recomendações de Ingestão pela Dieta), que são adotadas pela Organização Mundial de Saúde, mas este mesmo avanço da nutrição não pode ser diretamente aplicado a atletas, sendo esta uma população merecedora de atenção especial, "Atualmente, não existem dados disponíveis para que se apresente um conjunto de RIDs (Recomendações Individuais Diárias) para atletas" (WOLINSKY, 1996). Os profissionais que tem contato direto com esta população devem estar atentos a estas particularidades e não generalizar informações de forma aleatória, pois se assim fizer estará correndo risco de equivocar-se.



    Jailton n° 19 Turma °2b

    ResponderExcluir
  9. Entendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas d e nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.

    Lianderson da Costa n°21 turma°2 ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, consuma alimentos protéicos de forma fracionada e longe dos seus horários de treino para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.




      geiciae viama2b

      Excluir
  10. No treinamento a nutrição fica muito evidente como um fator limitante da saúde e conseqüentemente desempenho do atleta.

    Segundo Weineck (1999): a alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o balanço hídrico, balanço de nutrientes, balanço vitamínico e o balanço mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada sujeito, pode prejudicar a saúde e o desempenho de atletas e não atletas durante o processo de treinamento físico.

    Salientamos, que a nutrição não deve ser só lembrada quando se busca alto rendimento, sendo um recurso disponível para melhorar a saúde geral como frisou Wolinsky (1996) "[...] à nutrição é importante para a saúde geral do atleta".

    São muitos os conhecimentos já produzidos e consolidados em nutrição, como as RIDs (Recomendações de Ingestão pela Dieta), que são adotadas pela Organização Mundial de Saúde, mas este mesmo avanço da nutrição não pode ser diretamente aplicado a atletas, sendo esta uma população merecedora de atenção especial, "Atualmente, não existem dados disponíveis para que se apresente um conjunto de RIDs (Recomendações Individuais Diárias) para atletas" (WOLINSKY, 1996). Os profissionais que tem contato direto com esta população devem estar atentos a estas particularidades e não generalizar informações de forma aleatória, pois se assim fizer estará correndo risco de equivocar-se.

    O esporte sabidamente modifica as demandas energéticas e metabólicas, "Atletas de sexo masculino e feminino podem ter necessidades nutricionais muito especiais devido a alterações fisiológicas ou especificidades do esporte".(WOLINSKY, 1996). Sendo, portanto, de suma importância para professores de educação física que são potenciais influenciadores do atleta, o conhecimento destas modificações fisiológicas em um estudo da nutrição do atleta. LUIZIANE SILVA Nº26 TURMA 2ºB

    ResponderExcluir
  11. A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todoEntendemos que a nutrição tem forte ligação com a educação física. Tanto na área de treinamento em Esportes como na educação física escolar. Na área de treinamento em esportes, a ligação da nutrição com a educação física fica facilmente evidenciada na busca do alto rendimento, como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do atleta. Na educação física escolar, estudos sugerem que o programa de alimentação escolar deve ser explorado no sentido de criar atividades educativas de nutrição e saúde, adotando um aspecto pedagógico e não somente assistencial como vem sendo feito. Desta forma, acreditamos que os conhecimentos de nutrição são pertinentes ao profissional de educação física.

    Luis Alexandre n°39 2°B

    ResponderExcluir
  12. Nutrição nos esportes

    No treinamento a nutrição fica muito evidente como um fator limitante da saúde e conseqüentemente desempenho do atleta.

    Segundo Weineck (1999): a alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o balanço hídrico, balanço de nutrientes, balanço vitamínico e o balanço mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada sujeito, pode prejudicar a saúde e o desempenho de atletas e não atletas durante o processo de treinamento físico.

    Salientamos, que a nutrição não deve ser só lembrada quando se busca alto rendimento, sendo um recurso disponível para melhorar a saúde geral como frisou Wolinsky (1996) "[...] à nutrição é importante para a saúde geral do atleta".

    São muitos os conhecimentos já produzidos e consolidados em nutrição, como as RIDs (Recomendações de Ingestão pela Dieta), que são adotadas pela Organização Mundial de Saúde, mas este mesmo avanço da nutrição não pode ser diretamente aplicado a atletas, sendo esta uma população merecedora de atenção especial, "Atualmente, não existem dados disponíveis para que se apresente um conjunto de RIDs (Recomendações Individuais Diárias) para atletas" (WOLINSKY, 1996). Os profissionais que tem contato direto com esta população devem estar atentos a estas particularidades e não generalizar informações de forma aleatória, pois se assim fizer estará correndo risco de equivocar-se.

    O esporte sabidamente modifica as demandas energéticas e metabólicas, "Atletas de sexo masculino e feminino podem ter necessidades nutricionais muito especiais devido a alterações fisiológicas ou especificidades do esporte".(WOLINSKY, 1996). Sendo, portanto, de suma importância para professores de educação física que são potenciais influenciadores do atleta, o conhecimento destas modificações fisiológicas em um estudo da nutrição do atleta.

    Mas este estudo de nutrição necessário para o entendimento dos processos fisiológicos e metabólicos do atleta não tem sido a maior fonte de informação dos profissionais e que agem diariamente e diretamente com esta população e dos próprios praticantes de Atividade Física:

    "A maioria dos técnicos e atletas obtém seu conhecimento a partir de anúncios, colegas de profissão, ou parentes; a maioria dessas fontes não possui informações suficientes em nutrição. Há um grande número de conceitos equivocados, informações errôneas e dogmas".

    Esta afirmação retirada do artigo: Nutrition knowledge and practice of coaches, treiners, and athletes, (PARR, PORTER and HODGSON, 1984), parece concordar com os resultados obtidos por pesquisa realizada por Lollo e Tavares (2003) nas academias de Campinas listadas no CREF em 2003. Os resultados mostram que a maioria dos consumidores de Suplementos Alimentares das Academias de Ginástica de Campinas obtém informações sobre os suplementos que ingerem de amigos e propagandas e não de instrutores ou técnicos, sugerindo baixa comunicação de informações sobre nutrição entre professores e alunos, descaracterizando a função educativa e informativa dos professores. Informação essa, que deveria se dar com o Educador Físico indicando e esclarecendo a importância da consulta a um Nutricionista que tem competência e atribuições legais para indicar a suplementação e/ou dieta mais adequada de acordo com os objetivos do atleta. Talvez essa consulta fosse mais proveitosa se o Educador Físico e Nutricionistas dialogassem e elaborassem em conjunto os procedimentos necessários para a obtenção dos resultados pretendidos de forma saudável e consistente. Sendo a atuação de cada profissional, na sua área específica de conhecimento.
    M° do Socorro Alves N°40 2° ano C Manha

    ResponderExcluir
  13. Atualmente, podemos apreciar nos meios de comunicação uma discussão presente na sociedade sobre nutrição, suas aplicações e acessibilidade. Essa discussão apresenta-se também no ambiente acadêmico. Um impulso importante para a ênfase desta questão veio de programas governamentais de combate a fome que vem sendo colocado como uma das prioridades da nova gestão do governo federal.
    Essa discussão, inevitavelmente adentrou-se no ambiente da educação física. Surgindo varias indagações a respeito do campo de conhecimento da nutrição, como: é importante para o profissional de educação física, conhecimento básico de nutrição? Em caso afirmativo, estes profissionais possuem este conhecimento básico? Existem mecanismos legais que incluem no currículo básico das instituições que formam profissionais de educação física, conteúdo relativo a esse conhecimento? Buscando responder a estas questões escrevemos.
    Brenda Aleixos N°05 2°ano C Manha

    ResponderExcluir